Tyrannosaurus rex

O Tyrannosaurus rex foi o maior dinossauro carnívoro que viveu na Terra e, provavelmente, um dos mais ferozes.

trex.jpg (52828 bytes)

Clique na figura para ampliar!

Ficha da Fera

Nome: Tyrannosaurus rex significa “rei dos répteis tiranos”

Tamanho: 14 m de comprimento e 5,69 m de altura

Alimentação: carne de outros dinossauros

Quando viveu: há cerca de 67 milhões de anos, na América do Norte e na China e, possivelmente na América do Sul e na Índia

trexcav.jpg (63446 bytes)

Clique na figura para ampliar!

O T rex tinha o comprimento de quatro carros, a altura da uma girafa mais alta e o peso de um elefante africano. Um homem alto daria com a cabeça no meio da coxa desse magnífico animal. Ninguém sabe exatamente que tipo de ruídos e sons fazia, mas ele devia rugir ou guinchar para chamar os mais novos e reuni-los aos outros membros do grupo.

Cada uma de suas imensas patas traseira possuía três grandes garras na frente e uma atrás. As pernas dianteiras, bastante pequenas, ficavam no alto do corpo e terminavam em “mãos”, dotadas de dois finos dedos em forma de garra. Ninguém sabe ao certo sua finalidade; acredita-se que serviam para agarrar as persas, mas elas não eram compridas o suficiente para levar comida à boca. Alguns cientistas sugerem que o T rex usava essas pequenas patas como apoio, para se levantar nas patas traseiras, ao acordar ou após um descanso.

A pesada cabeça do T rex media cerca de 1,20 m de comprimento, e era sustentada por um pescoço curto e forte.

Suas mandíbulas eram tão grandes que podiam deglutir um ser humano inteiro. Seu dentes afiados eram ligeiramente curvos, de forma a agarrar melhor suas presas. Como o tubarão, uma vez que o tiranossauro pegava sua vítima ela não tinha chance de escapar de suas mandíbulas e fugir. Se algum dente se quebra-se na luta, ele crescia de novo.

Ao se locomover com as suas poderosas patas traseiras, o tiranossauro balançava o pesado corpo e a longa e grossa cauda. Com enormes pernas, corria com muita velocidade, mas provavelmente não por muito tempo, o que é privilégio dos cães de caça atuais. O T rex devia ficar de emboscada nas floresta e alagadiços. Alguns especialistas acreditavam que os tiranossauros, com os herbívoros — Triceratops o Edmontosaurus — de forma a não escaparem. Os cientistas são da opinião de que comiam carniça (dinossauros mortos) e, talvez, algum dinossauro jovem, moribundo ou indefeso, que por acaso estivesse em seu caminho.

Muitos dinossauros, mesmo sendo grandes, tinham dificuldade para se defender do tiranossauro. Não dispunham de dentes nem garras para enfrentar uma luta de verdade. Alguns eram protegidos por uma pele tão dura como uma couraça, ossos em volta do pescoço ou longo e afiados chifres na cabeça. Outros eram pequenos e leves, e assim conseguiam fugir correndo.

 

Home » Textos » Espécies » Curiosidades » Notícias » Outros Animais Pré-Históricos