Stegosaurus

Um vigoroso golpe da cauda deste dinossauro bastava para acabar com qualquer inimigo.

stegosaurus.jpg (52605 bytes)

Clique na figura para ampliar!

Ficha da Fera

Nome: Stegosaurus (lagarto encouraçado)

Tamanho: até 7,5 m de comprimento e 4 m de altura

Alimentação: samambaias e outras plantas rasteiras

Quando viveu: 140 milhões de anos atrás, período Jurássico, na América do Norte

stegosauruscav.jpg (48140 bytes)

Clique na figura para ampliar!

O Stegosaurus tinha a cabeça pequena, o corpo amplo e desajeitado, e uma cauda provida de espigões. No meio das costas, ao longo da coluna, possuía duas fileiras de grandes placas ósseas. Essas barbatanas podiam atingir o triplo da altura desta página. Apesar do seu ar feroz, o Stegosaurus era um pacato herbívoro.

Comprido como dois carros e de peso equivalente, este bicho usava a longa cauda para balancear seu peso

No Stegosaurus, as patas dianteiras eram curtas e as traseiras bem mais longas, para poder sustentar o corpo.

Ele caminhava pesadamente, apoiado sobre as quatro patas, e não conseguia andar rápido ou correr. Assim, era presa fácil para ágeis carnívoros como o Allosaurus.

A cabeça miúda, como a de um cachorro, ficava próxima do chão, e assim o Stegosaurus se alimentava principalmente de plantas rasteiras. As mandíbulas fracas só lhe permitiam mastigar plantas tenras e folhagens. Com o cérebro do tamanho de uma noz, foi animal de menor cérebro, em relação ao corpo, que já existiu.

O Stegosaurus também possuía uma cauda grossa e musculosa, recoberta de placas ósseas, feito barbatanas. Na ponta do rabo havia quatro espigões afiados, de 1 m de comprimento cada um. Provavelmente ele usava a cauda para se defender, e aos seus filhotes, dos dinossauros carnívoros que tentassem atacá-lo.

As placas ósseas também se estendiam pelo dorso do Stegosaurus, ao longo da coluna vertebral. Essas placas eram presas à pele e podiam ser arrancadas com facilidade por um predador. Acredita-se que as placas funcionavam como um tipo de sistema regulador da temperatura. O bicho colocava o corpo numa posição em que as placas ficavam voltadas para o sol, coletando o máximo de calor nas manhãs frias. Depois de aquecido, podia movimentar-se em busca de alimento.

Os cientistas também pensam que as placas dorsais do Stegosaurus eram coloridas. Assim, é bem provável que os machos as usassem para afugentar seus rivais do bando em que viviam e atrair as fêmeas na época do acasalamento.

 

Home » Textos » Espécies » Curiosidades » Notícias » Outros Animais Pré-Históricos