O que é?

 

Um réptil

Os répteis da atualidade são: lagartos, crocodilos, jacarés, cobras, tartarugas, cágados. Eles não possuem "sistema de aquecimento central". Com isso, seu corpo não se aquece internamente, como o dos mamíferos. Se a temperatura é fria, seu sangue fica frio; se a temperatura é quente, seu sangue fica quente.

 

Um herbívoro

Herbívoro é o animal que só se alimenta de plantas. Pode comer os mais variados tipos de plantas, desde grama até flores e árvores, bem como qualquer parte das plantas: folhas, brotos, raiz e caule. Como exemplos de herbívoros, temos as vacas, os elefantes, os rinocerontes e as girafas. Os dentes dos herbívoros são diferentes, quanto ao formato, dos dentes dos carnívoros. A maioria dos dinossauros era herbívora, incluindo o Iguanodon e o Stegosaurus.

 

Um terópode

Os terópodes eram dinossauros bípedes e carnívoros. Foram chamados de terópodes, que significa "pés de monstro", por causa dos dedos de seus pés em forma de garras afiadas. Os grandes terópodes, tais como o Allosaurus, o Tyrannosaurus rex e o Megalosaurus, possuíam cabeças grandes e sólidas, membros traseiros fortes, braços esguios e caudas musculosas.

 

Ceratopsídeo

Os ceratopsídeos eram herbívoros. Muitos pareciam rinocerontes, de constituição robusta e chifre no nariz, porém tinham a mandíbula em forma de bico recurvado. Eles viveram no Cretáceo e seus fósseis foram encontrados na América do Norte e Ásia. São exemplos: o Triceratops, o Styracosaurus e o Psittacosaurus.

 

Dar marradas

Alguns dinossauros lutavam dando marradas, como os atuais carneiros monteses. esse tipo de competição era o teste de força para um macho assumir a liderança do bando ou conquistar uma fêmea. O cérebro deste tipo de dino era pequeno e protegido por um osso bem espesso no alo da cabeça.

 

Osso fossilizado

Osso é o material duro que compõe o esqueleto de um animal. É também uma substância viva que começa a crescer quando o filhote ainda está se desenvolvendo no ovo. Na natureza, quando um animal morre, sua carne é devorada ou apodrece, mas os ossos permanecem. O mesmo aconteceu com os ossos dos dinossauros. Depois de milhões de anos, eles se transformaram numa espécie de rocha. Esses ossos é que são desenterrados pelos paleontólogos e levados ao laboratório.

 

 

Home » Textos » Espécies » Curiosidades » Notícias » Outros Animais Pré-Históricos